Elevador de Cremalheira

Como funciona o elevador de cremalheira?

Utilizados principalmente pela construção civil, os elevadores de cremalheira transportam trabalhadores e materiais com força e segurança durante as obras de um edifício ou outro tipo de prédio em alturas elevadas.

O elevador de cremalheira é um equipamento é muito mais robusto e menos sofisticado que um elevador convencional, já que tem o objetivo de atender uma necessidade provisória. O equipamento pode ser adquirido ou locado dependendo da frequência de utilização.

Os elevadores convencionais são instalados apenas na fase final da construção. Imagina só como ficaria o equipamento na entrega do prédio, se ele fosse utilizado durante a fase de construção para transportar ferramentas e outros materiais pesados? Mesmo eficaz, com certeza não estaria mais com uma aparência de novo.

Características do elevador de cremalheira

O equipamento tem uma cabine presa em trilhos verticais fixados em uma torre, ao invés de utilizar cabos de aço. Costuma ser aberto acima da altura do peito ou com grades que permitem a visualização.

Não há necessidade de ser instalado no poço de elevador, podendo inclusive ser fixado na área externa.

Como o elevador de cremalheira funciona?

A cabine é movimentada por meio de um motor elétrico. O motor aciona uma peça presa a ele chamada de pinhão, que funciona como uma engrenagem. O pinhão engata então na cremalheira, que é uma espécie de trilho dentado fixado na torre. Assim o elevador pode subir e descer, sem risco de escorregamento.

Elevador de cremalheira é seguro?

Sim. O elevador é projetado para seguir uma determinada velocidade. Se ultrapassar, um dispositivo de segurança é acionado. Também conta com um freio, acionado automaticamente em casos de queda de energia. Além disso, a cabine do elevador de cremalheira pode ser baixada para o andar mais próximo, para que os trabalhadores saiam em segurança.

Vantagens do elevador de cremalheira

O tempo de instalação dos elevadores de cremalheira é rápido e pode ser erguido com guindaste. A manutenção tem um custo menor que dos modelos convencionais. Além disso, pode ser erguido do lado de fora da obra, possibilitando espaço para trabalhar na área interna. É ideal para os canteiros de obra, já que tem um caráter provisório, podendo ser utilizado depois em outra construção.

Os comentários estão fechados.


Vídeo Demonstrativo

Com tecnologia própria, a Projemak desenvolve projetos de plataformas elevatórias para acessibilidade, ajudando pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem usufruindo assim o seu direito básico de ir e vir.