O que é Plataforma Elevatória

O que é Plataforma Elevatória

O que é Plataforma Elevatória

A plataforma elevatória é um equipamento desenvolvido para promover a acessibilidade de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida. A intenção é dar autonomia a estas pessoas de forma prática e com total segurança, permitindo que elas superem obstáculos dos mais variados tipos, desde um simples desnível numa calçada, entre os cômodos de uma casa ou mesmo o deslocamento entre os pisos, seja em curso vertical ou por escadas.

Embora este tipo de plataforma funcione, muitas vezes, como um elevador comum no seu deslocamento, não pode ser classificado como um, pois seus comandos são programados para atender uma série de normas e requisitos que regem a melhor experiência possível para usuários que tem as mais diversas limitações.

 

Quem poderá fazer uso de plataformas elevatórias?

Os deficientes são apenas uma parte de um enorme público usuário deste tipo de equipamento. A sua utilidade é muito ampla e por isso passa a ser exigida, cada vez mais, em ambientes públicos ou de grande circulação de pessoas. Mulheres gestantes, idosos, pessoas recém-operadas ou até mesmo crianças, podem ter seu direito a ir e vir limitados mediante a falta de plataformas. Se a entrada de um hospital não possuir uma rampa ou uma plataforma elevatória, um idoso não pode usufruir facilmente de seu direito a cuidados com a saúde. O mesmo acontece com um banco. Se ele não dispõe das normas de acessibilidade, seu cliente recém-operado pode não conseguir acessar o caixa e os recursos para compra de seus remédios.

Projemak emprega tecnologia de ponta e oferece plataformas elevatórias, as quais atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança do mercado, além de cumprir, rigorosamente, com todos os requisitos das mais novas normas técnicas. Para conhecer estes produtos, acesse Plataforma de Acessibilidade para EscadasPlataforma de Acessibilidade até 2 metros e Plataforma de Acessibilidade até 4 metros.

 

Dicas de segurança para uso de plataformas

O quesito “segurança” é primordial quando se fala do público usuário de plataformas elevatórias, pois seus movimentos e tempo de resposta podem ser bastante limitados, dificultando reações mediante a alguma emergência.

Pensando nisso e para atender as mais exigentes normas de engenharia e construção destes equipamentos, a Projemak apresenta uma lista de dicas de segurança para plataformas:

- Piso antiderrapante;

- Sistema de travamento das portas durante o movimento das plataformas;

- Abertura das portas somente com a plataforma nivelada ao piso;

- Freio de segurança;

- Botão de emergência para parada imediata, em qualquer posição;

- Barreira infravermelha de segurança na porta da cabina.



Vídeo Demonstrativo

Com tecnologia própria, a Projemak desenvolve projetos de plataformas elevatórias para acessibilidade, ajudando pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem usufruindo assim o seu direito básico de ir e vir.