piso-tatil

Acessibilidade e Piso Tátil

Acessibilidade e Piso Tátil

Embora a NBR 9050 fale sobre o piso tátil e sua aplicação, é um tanto superficial, sem muito detalhamento, o que gerou muitas dúvidas em arquitetos e construtores. Foi então que a ABNT lançou em junho de 2016, a primeira versão da NBR 16.537 – Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Uma norma específica para este fim e que acaba com uma série de impasses de forma clara e objetiva.

Vale ressaltar que a sinalização tátil do piso é uma forma complementar de promover maior segurança, orientação e mobilidade às pessoas com algum tipo de deficiência visual ou surdo-cegueira. Em resumo, ela transmite um maior número de informações sobre a área para quem possui deficiência visual.

 

Sinalização Tátil de Pisos

De acordo com a nova NBR 16.537, a sinalização tátil no piso compreende a sinalização de alerta e a sinalização direcional para atendimento a quatro funções principais:

a) função identificação de perigos (sinalização tátil alerta): informar sobre a existência de desníveis ou outras situações de risco permanente;

piso-tatil-alerta

 

b) função condução (sinalização tátil direcional): orientar o sentido do deslocamento seguro;

piso-tatil-direcional

c) função mudança de direção (sinalização tátil alerta): informar as mudanças de direção ou opções de percursos;

piso-tatil-mudanca-direcao01

 

Acessibilidade e Piso Tátil

 

d) função marcação de atividade (sinalização tátil direcional ou alerta): orientar o posicionamento adequado para o uso de equipamentos ou serviços.

Acessibilidade e Piso Tátil

O conhecimento e correta aplicação por parte dos construtores é fundamental para que tenhamos uma sociedade cada vez mais equilibrada no que tange o direito de ir e vir. Cidades cada vez mais acessíveis dependem, também, desta dedicação.

Para conhecer a NBR 16.537, específica para piso tátil, acesse: www.projemak.com.br/nbr-16537-2016.pdf

 

Fonte: Todas as tabelas apresentadas neste post foram extraídas da própria NBR 16.537.

Foto de capa: Piso tátil da Mercur

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Vídeo Demonstrativo

Com tecnologia própria, a Projemak desenvolve projetos de plataformas elevatórias para acessibilidade, ajudando pessoas com mobilidade reduzida a se locomoverem usufruindo assim o seu direito básico de ir e vir.